A utilização de atividades diversificadas no processo de ensino aprendizagem da Primeira Lei de Mendel
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.393Palavras-chave:
Avaliação, Feedback, Ensino de GenéticaResumo
O relato apresentado neste artigo apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências, vinculado a Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito, tendo como temática o conteúdo da 1ª Lei de Mendel. Caracterizaram-se como objetivos entender o conceito da 1ª Lei de Mendel a partir da interpretação de charges e tirinhas; diferenciar os conceitos de genótipo e fenótipo, homozigoto e heterozigoto; e prever a provável ocorrência de características a partir da aplicação de cruzamentos. A principal dificuldade foi interpretar os cruzamentos que realizaram nas questões de múltipla escolha, pois conseguiam extrair as informações, mas não marcavam a alternativa correta, evidenciando a necessidade fomentar esse formato de atividade na EJA. Além disso, percebeu-se a relevância do feedback, pois possibilitou a recuperação paralela, permitindo ao estudante refletir, repensar e reformular determinado resultado, caso necessário.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.