Formação de professores de ciências: percursos avaliativos mediados pelo portfólio
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.394Palavras-chave:
Avaliação formativa; Portfólio; Formação de ProfessoresResumo
Com base na concepção de avaliação formativa, tendo o portfólio como instrumento mediador, o presente estudo visa identificar a menção a concepções de avaliação da aprendizagem no Projeto Pedagógico de Curso e analisar a experiência dos professores em formação com a avaliação formativa mediada pelo portfólio. A pesquisa qualitativa foi estruturada em duas etapas, sendo a primeira a análise do PPC da Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública da região da Campanha gaúcha, seguido da análise dos questionários respondidos por onze licenciandos que cursaram a disciplina de Práticas Pedagógicas VII e que vivenciaram o processo avaliativo mediado pelo portfólio. Entre os resultados é possível destacar que das 52 disciplinas do PPC, oito trazem em suas ementas aspectos relacionados à avaliação e duas tratam diretamente do portfólio. Em relação a concepção avaliativa do portfólio é entendida como formativa, principalmente pelo favorecimento da auto avaliação. Em relação a aplicabilidade do portfólio na futura prática consideraram viável, ressaltando a dificuldade com a escrita. Conclui-se que as concepções dos licenciandos acerca dos processos avaliativos mediados pelo portfólio e as possibilidades de ressignificação das práticas na formação inicial torna-se um desafio, pois é preciso considerar que a realidade investigada é apenas um recorte de uma totalidade ampla e complexa, sendo necessário considerar aspectos únicos de cada realidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.