Formação de professores de ciências: percursos avaliativos mediados pelo portfólio

Autores

  • Liziane Padilha Mena Unipampa
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz Unipampa
  • Vitor Garcia Stoll Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.394

Palavras-chave:

Avaliação formativa; Portfólio; Formação de Professores

Resumo

Com base na concepção de avaliação formativa, tendo o portfólio como instrumento mediador, o presente estudo visa identificar a menção a concepções de avaliação da aprendizagem no Projeto Pedagógico de Curso e analisar a experiência dos professores em formação com a avaliação formativa mediada pelo portfólio. A pesquisa qualitativa foi estruturada em duas etapas, sendo a primeira a análise do PPC da Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública da região da Campanha gaúcha, seguido da análise dos questionários respondidos por onze licenciandos que cursaram a disciplina de Práticas Pedagógicas VII e que vivenciaram o processo avaliativo mediado pelo portfólio. Entre os resultados é possível destacar que das 52 disciplinas do PPC, oito trazem em suas ementas aspectos relacionados à avaliação e duas tratam diretamente do portfólio. Em relação a concepção avaliativa do portfólio é entendida como formativa, principalmente pelo favorecimento da auto avaliação. Em relação a aplicabilidade do portfólio na futura prática consideraram viável, ressaltando a dificuldade com a escrita. Conclui-se que as concepções dos licenciandos acerca dos processos avaliativos mediados pelo portfólio e as possibilidades de ressignificação das práticas na formação inicial torna-se um desafio, pois é preciso considerar que a realidade investigada é apenas um recorte de uma totalidade ampla e complexa, sendo necessário considerar aspectos únicos de cada realidade.

Biografia do Autor

Liziane Padilha Mena, Unipampa

Graduação em Ciências da Natureza Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Estudante do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, Bagé, RS). lizianemena1@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/6451009185605231

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Unipampa

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas, Doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, Dom Pedrito, RS). crisnakrause@gmail.com  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8524665688345631 

Vitor Garcia Stoll, Unipampa

Graduação em Ciências da Natureza Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Estudante do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, Bagé, RS). vitorgarciastoll@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/8592218192423206

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Mena, L. P., Krause Bierhalz, C. D., & Garcia Stoll, V. (2019). Formação de professores de ciências: percursos avaliativos mediados pelo portfólio. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 137–153. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.394