Avaliação escolar: o olhar dos licenciandos sobre esse recurso didático
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.401Palavras-chave:
Avaliação escolar. Instrumentos avaliativos. Ensino Superior. Licenciatura em Química.Resumo
Avaliação escolar é um instrumento bastante utilizado pelos professores durante o ano letivo. Podemos até mesmo afirmar que é um recurso indispensável no contexto educacional. Acreditamos que ela pode trazer contribuições ao processo de ensino e de aprendizagem, ao proporcionar ao discente, momentos de reflexão sobre os conteúdos apresentados em sala de aula, no sentido de buscar estabelecer relações entre as diferentes áreas do conhecimento para uma apropriação mais ampla dos temas estudados. Também da prática docente, visando buscar soluções para os problemas apontados pelos resultados das avaliações, se caracterizando, portanto, como uma ferramenta de diagnóstico e reorientação e de mudanças. Nesse sentido, investigamos como cinco licenciandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora planejaram seus instrumentos avaliativos, no sentido de investigar que elementos eles mobilizaram durante a elaboração dos mesmos. Os licenciandos demonstraram reconhecer a importância da prática avaliativa, pois indicaram objetivos, para os recursos avaliativos que criaram, que se voltaram a aprendizagem dos alunos. Apesar de duas licenciandas persistirem no modelo tradicional, houve a preocupação de inserir situações que são do cotidiano dos estudantes da Educação Básica, a fim de facilitar a associação dos conceitos químicos aos fenômenos que acontecem diariamente a nossa volta. Entretanto, consideramos que ainda é preciso um tempo maior para discussão e realização de atividades voltadas à temática avaliação escolar durante o processo de formação inicial. Ainda são poucos os espaços que os licenciandos encontram para o estudo do tema.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.