Avaliação escolar: o olhar dos licenciandos sobre esse recurso didático

  • Andréia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Isabela Vieira da Silva
  • Vinícius da Silva Carvalho
Palavras-chave: Avaliação escolar. Instrumentos avaliativos. Ensino Superior. Licenciatura em Química.

Resumo

Avaliação escolar é um instrumento bastante utilizado pelos professores durante o ano letivo. Podemos até mesmo afirmar que é um recurso indispensável no contexto educacional. Acreditamos que ela pode trazer contribuições ao processo de ensino e de aprendizagem, ao proporcionar ao discente, momentos de reflexão sobre os conteúdos apresentados em sala de aula, no sentido de buscar estabelecer relações entre as diferentes áreas do conhecimento para uma apropriação mais ampla dos temas estudados. Também da prática docente, visando buscar soluções para os problemas apontados pelos resultados das avaliações, se caracterizando, portanto, como uma ferramenta de “diagnóstico e reorientação” e de mudanças. Nesse sentido, investigamos como cinco licenciandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora planejaram seus instrumentos avaliativos, no sentido de investigar que elementos eles mobilizaram durante a elaboração dos mesmos. Os licenciandos demonstraram reconhecer a importância da prática avaliativa, pois indicaram objetivos, para os recursos avaliativos que criaram, que se voltaram a aprendizagem dos alunos. Apesar de duas licenciandas persistirem no modelo tradicional, houve a preocupação de inserir situações que são do cotidiano dos estudantes da Educação Básica, a fim de facilitar a associação dos conceitos químicos aos fenômenos que acontecem diariamente a nossa volta. Entretanto, consideramos que ainda é preciso um tempo maior para discussão e realização de atividades voltadas à temática avaliação escolar durante o processo de formação inicial. Ainda são poucos os espaços que os licenciandos encontram para o estudo do tema.

Publicado
2019-12-28