Ruptura, superação e engajamento no ensino de Ciências

Autores

  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0003-4919-3504
  • Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.407

Palavras-chave:

prática docente; conflitos; reflexão; engajamento.

Resumo

Considerando a necessidade de reformas no ensino de ciências e que a escola ainda não é uma instituição totalmente sintonizada com a realidade da produção do conhecimento, neste estudo buscamos apresentar e discutir um processo de ruptura, de superação e de ativismo no Ensino de Ciências.  Para tanto, apresentamos nosso relato de experiência, de um lado professora de ciências e de outro formador de professores de ciências, que foi se constituindo em uma relação dialógica durante a pesquisa na sala de aula e reflexão sobre os resultados da pesquisa. Desse modo, verificamos que a ruptura é um processo doloroso, que a superação é necessária e, principalmente, o engajamento em uma nova proposta de ensino de ciências, mais comprometido com uma formação crítica e cidadã nos levou a um ativismo com e para o Ensino de Ciências. 

Biografia do Autor

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela USP (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (NPGECIMA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Linguajem e Cognição no Ensino de Ciências; b) Avaliação e testes de desempenho escolar; c) Análise de materiais (livros) didáticos; d) Espaços de divulgação e popularização cientifica; e) Construção e validação de unidades didáticas em contextos de aprendizagem. Atualmente está na Coordenação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista Em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, Pesquisadora dos grupos GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e GPEMEC - Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe, Professora da Rede Pública e Particular de Ensino do Estado de Sergipe.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Wartha, E. J., & Bertoldo, T. A. T. (2019). Ruptura, superação e engajamento no ensino de Ciências. Com a Palavra, O Professor, 4(9), 85–98. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.407