Contando uma História do Movimento da Matemática Moderna em Jequié: memórias de dois professores

Autores

  • Naiane Nogueira Borges Souza UESB
  • Januária Araújo Bertani

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.425

Palavras-chave:

História, Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar algumas formas de apropriação das recomendações do Movimento da Matemática Moderna de dois professores de Matemática que atuaram no curso secundário no período de 1960 a 1970 em Jequié-BA. Nesta pesquisa, como aporte teórico e metodológico, utilizamos a História Oral em que as narrativas trouxeram as memórias desses professores sobre as propostas de mudanças curriculares e metodológicas que ocasionaram no período um profundo impacto, causando resistência nos professores do curso secundário de Jequié, pois tanto os novos conteúdos que seriam inseridos no currículo, quanto as metodologias de ensino, seriam grandes desafios para as práticas docentes. Para atender essa demanda, esses professores participaram de cursos que foram promovidos pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), tendo o intuito de se adaptarem àsnovas recomendações para o ensino de Matemática.   

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

Borges Souza, N. N., & Bertani, J. A. (2019). Contando uma História do Movimento da Matemática Moderna em Jequié: memórias de dois professores. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 184–201. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.425