O ensino de Desenho na década de 1920: O que tratam as Revistas de Educação da Bahia?

Autores

  • Emanuel Silva Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB
  • Claudinei de Camargo Sant'Ana

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.434

Palavras-chave:

História da Ciência, Disciplinas Escolares. Educação Matemática. Cultura Escolar. Ensino do Desenho

Resumo

Neste artigo, investigamos acerca do ensino de Desenho na década de 1920, especificamente nos valemos de exemplares da Revista de Educação-Orgam da Escola Normal de Caetité, periódico que foi catalogado pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM)[1]. Analisamos as publicações veiculadas em 1927 e 1928, em particular dos meses de fevereiro, junho e agosto. Este artigo apresenta sustentação teórica na História das Disciplinas Escolares, Chervel (1990) e na Cultura Escolar, Dominique Julia (2001). A investigação nos revelou vestígios de como transcorreu o ensino de Desenho no contexto educacional da Bahia na década de 1920 e a sua provável relação com a Ambidextria, Anatomia humana e Saberes Elementares Matemáticos. Assim, esperamos que o nosso trabalho possa corroborar no seguinte entendimento: Qual foi a relação entre o ensino de Desenho e a Matemática na década de 1920 no Estado da Bahia?   [1] http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP

Biografia do Autor

Emanuel Silva Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA -UESB; PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ,CULTURA E MEMÓRIA - UESB; MESTRANDO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - UESB.

Claudinei de Camargo Sant'Ana

Neste artigo, investigamos acerca do ensino de Desenho na década de 1920, especificamente nos valemos de exemplares da Revista de Educação-Orgam da Escola Normal de Caetité, periódico que foi catalogado pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM)[1]. Analisamos as publicações veiculadas em 1927 e 1928, em particular dos meses de fevereiro, junho e agosto. Este artigo apresenta sustentação teórica na História das Disciplinas Escolares, Chervel (1990) e na Cultura Escolar, Dominique Julia (2001). A investigação nos revelou vestígios de como transcorreu o ensino de Desenho no contexto educacional da Bahia na década de 1920 e a sua provável relação com a Ambidextria, Anatomia humana e Saberes Elementares Matemáticos. Assim, esperamos que o nosso trabalho possa corroborar no seguinte entendimento: Qual foi a relação entre o ensino de Desenho e a Matemática na década de 1920 no Estado da Bahia?   [1] http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Santos, E. S., & Sant’Ana, C. de C. (2019). O ensino de Desenho na década de 1920: O que tratam as Revistas de Educação da Bahia?. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 145–169. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.434