Formas de vida e jogos de linguagem: a Etnomatemática como método de pesquisa e de ensino

Autores

  • Isabel Cristina Machado de Lara PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.445

Palavras-chave:

Etnomatemática. Método de ensino. Jogos de linguagem.

Resumo

Este artigo objetiva apontar diferentes possibilidades acerca da operacionalização da Etnomatemática como método de pesquisa e ensino na Educação Básica, por meio do reconhecimento de jogos de linguagem que constituem diferentes saberes matemáticos. Delineia a trajetória teórica do Grupo De Estudos e Pesquisas XXX da XXX[1] desde sua constituição, revisita principais autores que tratam da Etnomatemática e traz à tona condições criadas pelos estudos de Wittgenstein para pensar em diferentes formas de matematizar a partir de distintos usos que se faz da Matemática. Levando em conta os estudos kantianos acerca da aquisição do conhecimento, é possível fazer uma analogia entre a faculdade de intuir, a faculdade do entendimento e a faculdade de julgar com os passos sugeridos por Ferreira em relação à Etnomatemática como recurso pedagógico. Diante disso, propõem uma concepção de Etnomatemática a partir dessas perspectivas e delineia as etapas que possibilitam sua operacionalização como método de pesquisa e de ensino em sala de aula.   [1] Em todas as marcações XXX, o nome será inserido após aprovação.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Lara, I. C. M. de. (2019). Formas de vida e jogos de linguagem: a Etnomatemática como método de pesquisa e de ensino. Com a Palavra, O Professor, 4(9), 36–64. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.445