Metodologias alternativas no ensino de fisiologia humana: um relato de vivência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.446

Palavras-chave:

Fisiologia Humana, Educação, Metodologias ativas, Jogos didáticos

Resumo

Este relato de vivência é destinado aos docentes do ensino médio e superior, pois retrata aexperiência com uma turma de 3º período da Licenciatura em Ciências Biológicas, nadisciplina de Fisiologia Humana Básica. Os objetivos foram avaliar a eficácia e o uso demétodos alternativos no processo de ensino e aprendizagem em Fisiologia Humana; bemcomo avaliar a utilização de textos acadêmicos, como facilitadores na aquisição da linguagemacadêmica e aplicabilidade dos conceitos vistos na disciplina, correlacionando os assuntoscom temas do dia a dia. Para isso, foram utilizadas as seguintes metodologias: Team BasedLearning ou Aprendizagem em Times, Ensino por imersão, Aprendizagem por pares,Aprendizagem Baseada em Jogos. Com isso, foi possível dinamizar as aulas, facilitando oprocesso de ensino e aprendizagem, sendo essa abordagem, mais um exemplo da utilizaçãodas metodologias ativas, em uma disciplina tão importante como a Fisiologia Humana; a qualjá faz parte do conteúdo da Biologia do Ensino Médio, sendo detalhada no Ensino Superiorem diversos cursos.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Gomes dos Santos, A. M., & Soares da Silva, E. C. (2020). Metodologias alternativas no ensino de fisiologia humana: um relato de vivência no ensino superior. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 57–69. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.446