Metodologias alternativas no ensino de fisiologia humana: um relato de vivência no ensino superior

Palavras-chave: Fisiologia Humana, Educação, Metodologias ativas, Jogos didáticos

Resumo

Este relato de vivência é destinado aos docentes do ensino médio e superior, pois retrata a
experiência com uma turma de 3º período da Licenciatura em Ciências Biológicas, na
disciplina de Fisiologia Humana Básica. Os objetivos foram avaliar a eficácia e o uso de
métodos alternativos no processo de ensino e aprendizagem em Fisiologia Humana; bem
como avaliar a utilização de textos acadêmicos, como facilitadores na aquisição da linguagem
acadêmica e aplicabilidade dos conceitos vistos na disciplina, correlacionando os assuntos
com temas do dia a dia. Para isso, foram utilizadas as seguintes metodologias: Team Based
Learning ou Aprendizagem em Times, Ensino por imersão, Aprendizagem por pares,
Aprendizagem Baseada em Jogos. Com isso, foi possível dinamizar as aulas, facilitando o
processo de ensino e aprendizagem, sendo essa abordagem, mais um exemplo da utilização
das metodologias ativas, em uma disciplina tão importante como a Fisiologia Humana; a qual
já faz parte do conteúdo da Biologia do Ensino Médio, sendo detalhada no Ensino Superior
em diversos cursos.

Publicado
2020-08-31
Como Citar
Gomes dos Santos, A., & Soares da Silva, E. (2020). Metodologias alternativas no ensino de fisiologia humana: um relato de vivência no ensino superior. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 57-69. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.446