Conhecimento profissional de professores que lecionam para os anos iniciais: conhecimentos sobre o tema área de figuras planas
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.448Palavras-chave:
Educação Matemática. Grupos de Estudo. Conhecimento Profissional. Ensino de área.Resumo
Expomos neste artigo resultados de um estudo que buscou identificar conhecimentos sobre área de figuras planas explicitados por um grupo de professoras no início e durante os estudos realizados na própria escola em que trabalhavam. As quatro participantes desta investigação lecionam matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola particular de uma cidade da grande São Paulo. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário de caráter diagnóstico, no início do processo formativo, e por meio da observação realizada durante uma sessão de estudos do grupo. As respostas das professoras ao questionário inicial indicaram haver limitações no conhecimento a respeito do cálculo de área de figuras planas e no uso de material manipulativo. Além disso, evidenciaram que os estudos e as vivencias sobre a utilização do Tangram como recurso metodológico para o ensino de área de figuras planas favoreceram a reflexão coletiva sobre as possibilidades não só para o cálculo de área mas também a respeito da reconfiguração de figuras, da conservação de áreas e da compreensão das fórmulas utilizadas para o seu cálculo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.