Formação continuada para o ensino de MATEMÁTICA: um estudo em Vilhena

Autores

  • Maria Candida Müller Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Joélice Pederiva Barbosa
  • Juracy Machado Pacífico Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-45

Palavras-chave:

Formação inicial. Formação continuada. Ensino de matemática. Pesquisa-ação.

Resumo

O artigo apresenta a pesquisa realizada com professoras dos Anos Iniciais do município de Vilhena - RO que participaram de atividades de formação continuada propostas pelo projeto GETEMAT - Grupo de Estudo e Trabalho Pedagógico do Ensino de Matemática . O objetivo foi analisar como as professoras consideraram as ações desenvolvidas durante sua participação o Projeto GETEMAT para a mudança de sua prática pedagógica. A partir de uma abordagem qualitativa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: diário de campo das reuniões, relatos das professoras sobre as reuniões através de um memorial, e entrevista semiestruturada. O referencial teórico estudado privilegiou os autores da área de formação de docentes e Educação Matemática. Durante a coleta de dados foi possível testemunhar quão importante foi para os professores e professoras participarem de uma formação continuada através de um grupo de estudo, pois tiveram a oportunidade de questionar, expor suas dúvidas e angústias e, com o diálogo com os demais participantes, vivenciaram trocas de experiências e saberes que possivelmente irão refletir na sua prática em sala de aula.

Biografia do Autor

Maria Candida Müller, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia- UNIR/Campus de Vilhena. Líder do Grupo de Pesquisa GEP - Grupo de Estudos Pedagógicos. E-mail de contato: maria.candida@unir.br Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9997935968998147

Joélice Pederiva Barbosa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia/Campus de Porto Velho. Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, através do Projeto de Pesquisa GETEMAT financiado pelo CNPq Edital nº 55 CT-Amazônia - Processo nº 575443/2008-1. Desenvolveu o projeto A visão dos professores sobre as ações desenvolvidas pelo GETEMAT e a mudança de sua prática pedagógica. E-mail de contato: jopederiva@hotmail.com

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia- UNIR/Campus de Porto Velho. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Universidade FEeral de Rondônia. E-mail de contato: ju.mapa@hotmail.com Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3051710228899281

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Müller, M. C., Barbosa, J. P., & Pacífico, J. M. (2016). Formação continuada para o ensino de MATEMÁTICA: um estudo em Vilhena. Com a Palavra, O Professor, 1(1), 95–107. https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-45