Aula de Física no Ensino Superior: uma análise da participação dos alunos sob a ótica interacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.452

Palavras-chave:

: interação em sala de aula; ensino superior; construção do conhecimento

Resumo

Este trabalho visa analisar a interação em uma aula de Física Geral I, em um curso de graduação presencial de Física, em uma universidade pública federal brasileira. Evidenciam-se as tomadas de turnos pelos alunos, as falas iniciadas por eles e a sequência de falas identificadas nessa aula (com grande incidência de participação discente). Entre os resultados, percebeu-se que o professor teve papel incentivador para a participação dos alunos, através de um conjunto de estratégias situadas, verbais e não-verbais. Por fim, salienta-se que pesquisas dessa natureza se tornam relevantes para compreender situações corriqueiras de sala de aula, visando a tomada de decisões sobre diferentes aspectos, desde os mais sutis da interação face a face até aos relacionados à dimensão curricular, de forma mais ampla.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Brasil Irala, V., Padilha Mena, L., & Kobata Kimura, R. (2020). Aula de Física no Ensino Superior: uma análise da participação dos alunos sob a ótica interacional. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 70–90. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.452