Aula de Física no Ensino Superior: uma análise da participação dos alunos sob a ótica interacional
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.452Palavras-chave:
: interação em sala de aula; ensino superior; construção do conhecimentoResumo
Este trabalho visa analisar a interação em uma aula de Física Geral I, em um curso de graduação presencial de Física, em uma universidade pública federal brasileira. Evidenciam-se as tomadas de turnos pelos alunos, as falas iniciadas por eles e a sequência de falas identificadas nessa aula (com grande incidência de participação discente). Entre os resultados, percebeu-se que o professor teve papel incentivador para a participação dos alunos, através de um conjunto de estratégias situadas, verbais e não-verbais. Por fim, salienta-se que pesquisas dessa natureza se tornam relevantes para compreender situações corriqueiras de sala de aula, visando a tomada de decisões sobre diferentes aspectos, desde os mais sutis da interação face a face até aos relacionados à dimensão curricular, de forma mais ampla.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.