Possíveis e impedimentos ao trabalho do professor educador-pedagogo no setor privado de ensino
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i13.457Palavras-chave:
Trabalho de professor; sentido do trabalho; precariedade subjetiva.Resumo
O artigo explora os dados de uma pesquisa de campo realizada junto a professores em estabelecimentos privados de ensino fundamental e médio, e de cursos livres de língua estrangeira, com o objetivo de pensar a complexidade da situação do professor no setor privado de ensino, no Brasil. A partir da perspectiva fenomenológica da Clínica de Situações Contemporâneas, as falas dos professores são revisitadas no intuito de engajá-los no amplo contexto do fenômeno social da precariedade subjetiva no trabalho. A partir dessa transposição dos seus dizeres, são descritas algumas dinâmicas de gestão do trabalho do professor, que se configuram no setor de ensino, e, também, são caracterizados os elementos que constituem uma contingência de paradoxos. No cerne da tensão retratada, encontram-se as especificidades do processo de ensino-aprendizagem e o saber-fazer dos professores acerca da ação educativa-pedagógica inerente à sua práxis. O saber-ser professor colaborador-comprometido com os valores, com as metas, com a missão e com a visão da empresa ou da instituição em que atuam também é resgatado. E, desta forma, o artigo mostra como esse conjunto de injunções contraditórias, e mutuamente excludentes, tende a constituir um quadro de impedimentos que ameaçam os possíveis capazes de viabilizar o sentido do trabalho do professor. Por meio de diversos relatos e de declarações de professores, o texto faz emergir modos particulares de (re)alocar a tarefa de educar para o centro da atividade pedagógica, evidenciando que os professores não são, nem estão, passivos aos impedimentos que são postos à realização do seu trabalho de educador-pedagogo. À luz das análises realizadas e a partir das falas e dos estudos anteriores que embasam este trabalho, se percebe que os professores são dotados de disposição para participar de intervenções clínicas sobre a sua situação-no-mundo. Dessa maneira, se revela que o valor social da função do professor pode contribuir para um futuro distinto do presente, uma vez que não é determinado pelo passado; mas, sim, pelo modo como os sujeitos se instituem na sociedade em que vivem.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.