Formação docente e relações étnico-raciais: narrativas de professoras do ensino fundamental

Autores

  • Benedito Gonçalves Eugênio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Elder Bruno Ferreira Fernandes
  • Mary Weinstein

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.462

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A discussão das relações étnico-raciais tem ganhado vários desdobramentos no cenário nacional, em especial após a promulgação da Lei 10.639/03. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente e relações étnico-raciais. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa que envolveu o uso de ateliês formativos numa perspectiva intercultural e entrevistas narrativas semiestruturadas como instrumento para a produção dos dados com um grupo de cinco professoras do ensino fundamental. A análise evidenciou as dificuldades em construir e desenvolver ações pedagógicas pautadas no incentivo e valorização de encontros positivos no cotidiano de culturas plurais no ambiente escolar.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Eugênio, B. G., Fernandes, E. B. F., & Weinstein, M. (2019). Formação docente e relações étnico-raciais: narrativas de professoras do ensino fundamental. Com a Palavra, O Professor, 4(9), 167–185. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.462