As relações étnico-raciais e o ensino de Ciências: visão de professores de Itabuna-BA

Autores

  • Christiana Andréa Vianna Prudêncio UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0002-4571-2090
  • Jeobergna de Jesus UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.463

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores preconizam a necessidade de discutirmos as relações étnicoraciais em todos os níveis da educação Básica e nos cursos de licenciatura, porém existem dificultadores que impedem que os professores, em especial os de Ciências, foco desse trabalho, desenvolvam atividades nesse sentido. Buscando evidenciar algumas dessas  dificuldades e discutir estratégias para minimizá-las, entrevistamos professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de sete escolas estaduais de Itabuna-Ba, para investigar que importância conferem à discussão das relações étnico-raciais na escola, de que maneira visualizam possibilidades de inserção dessa temática no ensino de Ciências e seu conhecimento sobre a lei 10.639/03. Os dados foramanalisados com base na metodologia de Análise Textual Discursiva e mostraram que, apesar de os professores acreditarem na importância de se educar para as relações étnico-raciais, existe um  esconhecimentogeneralizado tanto da lei quanto da existência, sobretudo, de conhecimentos científicos de matriz africana e afrodescendente, o que dificulta seu diálogo com o ensino de Ciências. Essa pesquisa revelou ainda que a formação inicial não tem preparado os professores para abordarem essas questões em suas salas de aulas e que, quando realizam ações para valorizar a cultura negra elas tendem a ser pontuais,  oncentradas no dia da Consciência Negra e que acabam, por vezes, reforçando estereótipos. Apontamos para a necessidade de se (re)conhecer o desenvolvimento científico e tecnológico dos povos africanos e compartilhamos algumas ações que temos desenvolvido em nosso grupo de pesquisa para inserir a discussão das relações étnico-raciais no ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Christiana Andréa Vianna Prudêncio, UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora adjunta

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Prudêncio, C. A. V., & Jesus, J. de. (2019). As relações étnico-raciais e o ensino de Ciências: visão de professores de Itabuna-BA. Com a Palavra, O Professor, 4(9), 186–209. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i9.463