Estratégia de ensino world café: uma possibilidade de trabalhar no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.479

Palavras-chave:

Ensino Superior. Ciências Biológicas. World café.

Resumo

Por meio da estratégia de ensino World café, este trabalho objetivou analisar as contribuições da estratégia em uma turma de acadêmicos da graduação, do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Foi pensado e organizado um espaço externo da sala de aula, que contou com a participação de onze acadêmicos. Teve abordagem de cunho qualitativo, com pesquisa-ação e os instrumentos de coleta dos dados foram os cartazes realizados a partir da estratégia World café. Ao total foram quatro grupos, sendo que cada um recebeu uma questão norteadora para ser discutida e dialogada, sendo elas: (1) Como as famílias podem ser parceiras da escola para visar um melhor aprendizado e amparo para as crianças e adolescentes? (2) Quais os desafios do professor de Ciências e Biologia na contemporaneidade? (3) Como pensar nas tecnologias para visar aulas mais interativas de Ciências e Biologia? (4) Explorar ou não, os espaços não formais? E o que dizer dos recursos didáticos? No primeiro momento da estratégia, foi escolhido o anfitrião para cada grupo e os demais acadêmicos foram percorrendo nos grupos e fomentando as discussões a partir da pergunta norteadora. No final, foram elaborados cartazes com frases das sínteses elaboradas colaborativamente. A turma avaliou como positiva a estratégia, reforçando a importância do falar, escutar os colegas, construir um pensamento coletivo. Também destacaram a motivação que sentiram em realizar a aula em outro espaço que não fosse a sala de aula.

Biografia do Autor

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Química pela mesma instituição. Atualmente professora do curso de Química e dos Programas de Pós-graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Licenciada em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Doutora em Educação pela mesma instituição. Atualmente é professora do curso de Matemática e dos Programas de Pós-graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Tania Bernhard, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Licenciada em Química pela Universidade de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela mesma instituição. Atualmente atua como professora dos cursos de Ciências Biológicas-Licenciatura e Bacharelado na Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Henckes, S. B. R., Oliveira, E. C., Quartieri, M. T., & Bernhard, T. (2020). Estratégia de ensino world café: uma possibilidade de trabalhar no ensino superior. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 405–419. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.479