Consumo consciente de energia elétrica, estatística e o AVALE
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-48Palavras-chave:
Práticas Curriculares. Letramento Estatístico. Uso racional.Resumo
O reconhecimento da importância do pensamento estatístico na formação para a cidadania fez o MEC inserir os conceitos básicos de Estatística e Probabilidade no currículo da Educação Básica, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para trabalhar conteúdos envolvendo o tema Análise de Dados de maneira diferenciada foi aplicada a sequência de ensino Planeta Luz, com o objetivo de despertar a consciência do uso racional de energia elétrica e analisar as potencialidades da intervenção sobre o ensino e aprendizagem da Estatística com os alunos. Este trabalho foi desenvolvido com 19 alunos da 3ª série do Ensino médio de uma escola pública de Arapiraca, Alagoas, no ano de 2014. A aplicação dessa sequência de ensino se deu em dois momentos, o primeiro foi em sala de aula e o segundo ocorreu no ambiente computacional utilizando o Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico AVALE. Foi pedido aos alunos que levassem uma conta de luz de suas casas para trabalhar algumas medidas estatísticas, leitura e a confecção de diferentes tipos de gráfico. Verificou durante o desenvolvimento da atividade que a intervenção de ensino baseada em um trabalho contextualizado, percorrendo as fases da investigação científica motivou os alunos a participarem das aulas, auxiliou no processo de ensino aprendizagem no desenvolvimento de habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas. O AVALE é um grande aliado para ensinar Estatística devido à facilidade e rapidez que apresenta os resultados além de possibilitar a exploração de um conjunto de dados, utilizando diferentes representações. Assim, a sequência de ensino Planeta Luz contribuiu para a formação científica dos alunos, para o desenvolvimento do letramento estatístico e na formação de cidadãos críticos.Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CAZORLA, I.M; SANTANA, E. R. S. Tratamento da informação para o ensino fundamental e médio. Itabuna: Via Litterarum, 2006.
GAL, I. Adults Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsabilities. International Statistical Review, v. 70, n.1, p. 1-25, 2002.
SILVA, B. C.; KATAOKA, V. Y. Sequência de ensino 3: Planeta Luz. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Orgs.) Do tratamento da Informação ao letramento estatístico. Itabuna (BA): Via Litterarum, 2010.
WALICHINSKI, D; SANTOS JUNIOR, G. A Anos Finais do Ensino Fundamental: contribuições de uma sequência de ensino contextualizada. Paraná. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.2, p. 81-111, junho 2013.
WATSON, J. Statistical literacy at school: growth andgoals. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.