Conselho de Classe On-line: Uma prática coletiva com professores do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.487Palavras-chave:
Conselho de Classe On-line. Avaliação da Aprendizagem. Prática AvaliativaResumo
O presente artigo apresenta a análise de uma prática de Conselho de Classe realizada no interior de uma escola pública estadual paranaense de Ensino Fundamental, com apoio do software Conselho de Classe on-line, o qual permite a visualização de elementos relacionados à avaliação da aprendizagem dos estudantes. Tem por objetivo apresentar a avaliação realizada pelos professores usuários do software para a prática avaliativa na reunião do Conselho de Classe. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou a análise documental e o questionário enviado pela plataforma google forms para 10 professores da escola pesquisada. Os resultados mostram que o software se mostrou eficiente no levantamento e registro das avaliações dos alunos e, ao mesmo tempo oportunizou uma experiência avaliativa positiva aos professores das escolas. As contribuições por eles declaradas referem-se à: reavaliação dos alunos e das avaliações realizadas, assim como à análise de resultados para atender ou corrigir o atendimento individual aos alunos com dificuldades; reflexão coletiva sobre a condução do processo de avaliação da aprendizagem pelo professor; análise dos resultados dos alunos propiciada pelos relatórios do software tanto para professores como para a equipe escolar; e definição de ações no interior da escola com base nas informações organizadas no software. Desburocratizar a realização os conselhos de classe nas escolas pode ser um dos caminhos para criar espaços de avaliação coletiva em uma perspectiva formativa. Acredita-se que o software Conselho de Classe On-line pode contribuir nessa direção.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.