Conselho de Classe On-line: Uma prática coletiva com professores do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.487

Palavras-chave:

Conselho de Classe On-line. Avaliação da Aprendizagem. Prática Avaliativa

Resumo

O presente artigo apresenta a análise de uma prática de Conselho de Classe realizada no interior de uma escola pública estadual paranaense de Ensino Fundamental, com apoio do software Conselho de Classe on-line, o qual permite a visualização de elementos relacionados à avaliação da aprendizagem dos estudantes. Tem por objetivo apresentar a avaliação realizada pelos professores usuários do software para a prática avaliativa na reunião do Conselho de Classe. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou a análise documental e o questionário enviado pela plataforma google forms para 10 professores da escola pesquisada. Os resultados mostram que o software se mostrou eficiente no levantamento e registro das avaliações dos alunos e, ao mesmo tempo oportunizou uma experiência avaliativa positiva aos professores das escolas. As contribuições  por eles declaradas referem-se  à:  reavaliação dos alunos e das  avaliações realizadas, assim como à análise de resultados para atender ou corrigir o atendimento individual aos alunos com dificuldades; reflexão coletiva sobre a condução do processo de avaliação da aprendizagem pelo professor; análise dos resultados dos alunos propiciada pelos relatórios do software  tanto para professores como para a equipe escolar; e definição de ações no interior da escola com base nas informações organizadas no software. Desburocratizar a realização os conselhos de classe nas escolas pode ser um dos caminhos para criar espaços de avaliação coletiva em uma perspectiva formativa. Acredita-se que o software Conselho de Classe On-line pode contribuir nessa direção.

Biografia do Autor

Mary Angela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Formada em Licenciatura em Matemática-UEPG; Especialista em Metodologia para o Ensino de Matemática- UEPG; Mestre em Educação -UEPG; Doutora em Educação: Currículo-PUC/SP. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG.   Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação -GEPPEA/UEPG, vinculado ao CNPQ. E-mail: marybrandalise@uol.com.br.  Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3215978829755641. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3674-5314

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Justus, M. B., & Brandalise, M. A. T. (2020). Conselho de Classe On-line: Uma prática coletiva com professores do Ensino Fundamental. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 107–126. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.487