Reflexão de licenciandos em Biologia sobre a docência: uma experiência pautada pelo Enfoque CTS
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.493Palavras-chave:
Enfoque CTS; Formação de Professores; Licenciatura; Reflexão.Resumo
O objetivo da pesquisa aqui relatada foi investigar processos reflexivos sobre docência desenvolvidos por licenciandos em Ciências Biológicas, em discussões e práticas realizadas no contexto da disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Biologia, orientadas pelos pressupostos do Enfoque CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). Para tanto, acompanhamos os estudantes na trajetória de atividades formativas proporcionadas pelo curso, por meio de um estudo qualitativo baseado em observação participante. Os registros de todo o processo foram fixados em um diário de campo e a análise dos dados foi orientada pela análise categorial temática, inspirada nos aportes da análise de conteúdo. Os resultados indicam contribuições para o entendimento da docência como prática social e política, que demanda reflexão e pesquisa contínua, além de despertar, nos participantes, o desejo de ser professor.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.