Reflexão de licenciandos em Biologia sobre a docência: uma experiência pautada pelo Enfoque CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.493

Palavras-chave:

Enfoque CTS; Formação de Professores; Licenciatura; Reflexão.

Resumo

O objetivo da pesquisa aqui relatada foi investigar processos reflexivos sobre docência desenvolvidos por licenciandos em Ciências Biológicas, em discussões e práticas realizadas no contexto da disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Biologia, orientadas pelos pressupostos do Enfoque CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). Para tanto, acompanhamos os estudantes na trajetória de atividades formativas proporcionadas pelo curso, por meio de um estudo qualitativo baseado em observação participante. Os registros de todo o processo foram fixados em um diário de campo e a análise dos dados foi orientada pela análise categorial temática, inspirada nos aportes da análise de conteúdo. Os resultados indicam contribuições para o entendimento da docência como prática social e política, que demanda reflexão e pesquisa contínua, além de despertar, nos participantes, o desejo de ser professor.

Biografia do Autor

Priscila Franco Binatto, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas (UNILESTE). Especialista em Ensino de Ciências por Investigação (UFMG) e Mestre em Ensino de Ciências (UESB). Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG/Arinos/MG). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTS (GP-CTS/UESB). Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3610644515651412 e-mail: priscila.binatto@ifnmg.edu.br

Ana Cristina Santos Duarte, UESB

Graduada em Ciências com Habilitação Em Biologia (UESB). Mestre em Educação (UFBA), Doutora em Educação (UFBA) e Pós-Doutora em Didactica de las Ciencias Experiementales (UNL). Professora Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/JEQUIÉ/BA).

Paulo Marcelo Marini Teixeira, UESB

Graduado em Ciências com Habilitação em Biologia (USC). Mestre em Educação para a Ciência (UNESP), Doutor em Educação (UNICAMP), Pós-doutor (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/JEQUIÉ/BA). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTS (GP-CTS/UESB). Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7287284883600014 e-mail: paulommt@hotmail.com

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Binatto, P. F., Duarte, A. C. S., & Teixeira, P. M. M. (2020). Reflexão de licenciandos em Biologia sobre a docência: uma experiência pautada pelo Enfoque CTS. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 252–268. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.493