Habitus e desenvolvimento profissional da docência: um estudo no curso de Pedagogia

Palavras-chave: desenvolvimento profissional docente, habitus, formação inicial, pedagogia

Resumo

Este artigo trata sobre os processos de socialização profissional da docência de três alunas do curso de pedagogia de uma universidade pública do estado do Paraná, em pesquisa realizada nos anos de 2013 e 2014. Possui como base teórico-metodológica os estudos sociológicos de Pierre Bourdieu, bem como as discussões sobre desenvolvimento profissional docente presentes na literatura de Marcelo Garcia (1999, 2009). Foram constatadas três categorias que atuaram como orientadoras na escolha do referido curso e de novas aprendizagens: transformadora, mista e afetiva. A análise de dados indica que, independente do grupo de origem, a aprendizagem da docência está intimamente ligada às relações estabelecidas no decorrer da socialização primária e o primeiro ciclo de escolarização.

Biografia do Autor

Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Licenciada em Pedagogia (2014) e Mestra em Educação (2016) – UFPR/Curitiba. Doutoranda em Educação – FURB/Blumenau. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/FURB e da Rede GIEPES/UNICAMP.

Contato: gmondardo@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3449580252501488

Adriane Knoblauch, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciada em Pedagogia (1997) e Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (2000) – UFPR/Curitiba. Mestre (2003) e Doutora em Educação: História, Política e Sociedade (2008) – PUC/São Paulo. Professora associada do Departamento de Teoria e Prática de Ensino - UFPR. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Integrante do GPS - Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas/USP.

Contato: adrianeknoblauch@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953309609222910.  

Publicado
2020-08-31
Como Citar
Mondardo Brandalise, G., & Knoblauch, A. (2020). Habitus e desenvolvimento profissional da docência: um estudo no curso de Pedagogia. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 336-354. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.506