Produção de videoaula e aprendizagem de matemática: uma opção possível?

Autores

  • Cosmerina Angélica Soares Cruz de Santana
  • Adriana Santos Sousa Secretaria de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-51

Resumo

Este artigo relata os estudos de um projeto-pesquisa que vêm sendo realizado com alunos de 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Polivalente da cidade de Vitória da Conquista em parceira com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE16) e o Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM). O projeto-pesquisa propõe a inserção das tecnologias digitais em sala de aula, em especial o vídeo além de propor a utilização da produção de videoaulas como estratégia para aprender e ensinar matemática com o intuito de dinamizar e despertar o interesse e a criatividade dos alunos numa ferramenta de linguagem multimodal. As análises iniciais apontam que os alunos atingem aos objetivos propostos, pois conseguem apresentar em vídeo o que foi aprendido e discutido de forma clara, organizada e criativa.

Referências

BORBA, M.C.; PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática, 3ª Ed, Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003 (Coleção Tendências em Educação Matemática).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

DEMO, P. Os desafios da linguagem do século XXI para o aprendizado na escola. Palestra, Faculdade OPET, junho 2008. Site: http://www.nota10.com.br

KENSKI, V. M., Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação, 6ª Ed, Campinas, SP. Papirus, 2010. (Coleção Papirus Educação).

MERCADO, L.P.L. Práticas de formação de professores na Educação a Distância. Maceió: UFAL, 2008.

MORAN, J. M.. O vídeo na sala de aula. In: Comunicação & Educação. São Paulo, ECA- Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995.

MORAN, J. M.. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In Educação Online. Org. Marco Silva. 3ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

PRETTO, N.L. Uma escola com/sem futuro: educação e multimídia. Campinas, SP: Papirus, 1996.

ROCATO, Paulo Sérgio. As concepções dos professores sobre o uso de vídeos como potencializadores do processo de ensino e aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, São Paulo (SP). Orientador: Carlos Fernando de Araújo Júnior.

SCUCUGLIA, R. On the nature of students digital mathematical performances: When elementary school students produce mathematical multimodal artistic narratives. Alemanha: Verlag / LAP Lambert Academic Publishing, 2012.

SOUSA, A.S. Professores de Matemática e Recursos Didáticos Digitais: Contribuições de uma formação continuada online. 126f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié-BA, 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Santana, C. A. S. C. de, & Sousa, A. S. (2016). Produção de videoaula e aprendizagem de matemática: uma opção possível?. Com a Palavra, O Professor, 1(1), 01–10. https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-51