Euclides Roxo e a Proposta Modernizadora do Ensino da Matemática

Autores

  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte (Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN/SP)

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.54

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Modernização

Resumo

Este artigo versa sobre a trajetória profissional de Euclides de Medeiros Guimarães Roxo, professor de matemática do Colégio Pedro II, nas primeiras décadas de século XX. Discorre sobre as propostas pedagógicas para modernização do ensino secundário de matemática no Brasil, que pretendia incorporar, numa só disciplina, a aritmética, a álgebra e a geometria, até então ensinados em separado. Essas modificações foram inspiradas pelo movimento internacional de reforma da matemática, orientado pelo matemático alemão Felix Klein (1849-1925) que se mostrava presente em vários países da Europa. Além disso, Roxo apropriou-se das ideias do matemático e filósofo francês Henri Poincaré (1854-1912), defensor da filosofia intuicionista, para fundamentar suas propostas de renovação do ensino da matemática, adotadas pela reforma Francisco Campos. Para tanto, toma-se como principal fonte de pesquisa documentos que se encontram no Arquivo Pessoal Euclides Roxo (APER), utilizando-se como aporte teórico ensinamentos da história cultural. A reforma Francisco Campos, ao acatar aspectos próprios da corrente filosófica do intuicionismo, que não estavam presentes no ensino tradicional e propostos pelo professor Roxo fez surgir discussões generalizadas na sociedade brasileira, levando a uma reflexão acerca de um modelo até então aceito, sem maiores questionamentos.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Duarte, A. R. S. (2019). Euclides Roxo e a Proposta Modernizadora do Ensino da Matemática. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 300–317. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.54