Números Inteiros: Uma experiência para além da Extensão Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.581

Palavras-chave:

Números Inteiros. Jogo dos sinais. Extensão. Ensino.

Resumo

Este é um relato de experiência, fruto das discussões e realização de uma oficina intitulada Jogos dos sinais. Esta é uma culminância da disciplina eletiva Projetos de Extensão, ofertada no segundo período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte. A oficina foi apresentada na ação de extensão intitulada Matemática em Ação: diversão e aprendizagem, destinada à estudantes da educação básica do sexto ao nono ano do ensino fundamental anos finais, de duas escolas da zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. A ação foi planejada e desenvolvida na disciplina pelos licenciandos, sob supervisão docente. Uma alternativa ao ensino de números inteiros, explorando suas operações básicas de adição e subtração com o auxílio do jogo dos sinais é apresentada, a partir de uma pesquisa qualitativa. Duas questões foram aplicadas aos participantes, antes e depois da exposição da oficina e o aplicativo plickers foi utilizado para auxiliar na coleta de dados. Após análise dos resultados obtidos, observou-se que os métodos utilizados na oficina puderam ser melhorados e utilizados em sala de aula, podendo estimular os futuros docentes a desenvolver novas práticas de ensino.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Albuquerque, I. C. A. de, Lima, J. V. R. de, Sarinho, E. A., & Nascimento, M. E. da S. (2021). Números Inteiros: Uma experiência para além da Extensão Universitária. Com a Palavra, O Professor, 6(16), 18–32. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.581