Possibilidades do planejamento conjunto de práticas inovadoras para o ensino de Ciências, Matemática e Ed. Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.587

Palavras-chave:

Palavras-chave: Grupo colaborativo. Planejamento conjunto. Formação de professores.

Resumo

O Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop) reúne formadores, mestrandos e licenciandos de uma universidade pública com professores da educação básica para trabalharem numa perspectiva colaborativa. Em pequenos subgrupos, divididos de acordo com seus próprios interesses, o Geifop possibilita a criação de pequenos grupos de planejamento conjunto de práticas inovadoras para a sala de aula. Neste artigo, resultante de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e interpretativo, três dos formadores que atuam no grupo buscam descrever e sistematizar as possibilidades advindas desse tipo de planejamento no que se refere à formação inicial e continuada de professores numa perspectiva de trabalho colaborativo. Inicialmente fundamenta-se a importância do planejamento conjunto e da perspectiva colaborativa de trabalho na formação de professores. Em seguida, apresenta-se um breve histórico dos projetos desenvolvidos pelo Geifop desde 2017, enfatizando os momentos de planejamento conjunto como estratégia de formação. Três desses projetos foram objeto de análises das possibilidades advindas do processo de planejamento conjunto, com foco tanto na discussão de conteúdos quanto na criação e adaptação de práticas inovadoras. Os três projetos contaram com a elaboração de atividades, sequências didáticas ou projetos interdisciplinares cujas temáticas surgiram das demandas dos professores da educação básica. Na análise são destacados excertos de diálogos audiogravados e transcritos durante o processo de planejamento conjunto, além de elementos dos próprios projetos. Estes excertos permitiram avaliar a profundidade das discussões referentes aos conteúdos abordados, além de evidenciar a riqueza de elementos da prática de sala de aula criados, adaptados e discutidos a partir da elaboração conjunta.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

Cristovão, E. M., Neves da Silva, J. R., & Bortoluzzi, M. B. (2021). Possibilidades do planejamento conjunto de práticas inovadoras para o ensino de Ciências, Matemática e Ed. Física. Com a Palavra, O Professor, 6(14), 97–117. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.587