O ensino dos conteúdos de medidas de comprimento e capacidade em conexão com o tema higiene: um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.598Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de Matemática, Medidas de comprimento, HigieneResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de uma sequência didática desenvolvida, que buscou propiciar a aquisição de conhecimentos matemáticos sobre o conteúdo de medidas de comprimento e medidas de capacidade a partir do tema higiene realizada com alunos da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 35 alunos de uma turma de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa – PR. Os dados coletados advêm de um diário de campo e dos relatos dos alunos e da professora regente. Nossos resultados nos permitem apontar que ao abordar o ensino de conteúdos matemáticos, aqui no caso, medidas de comprimento, a partir de situações do dia a dia dos alunos, pode-se fazer com que estes demonstrem motivação e o interesse pelo processo de aprendizagem da Matemática. Além disso, verifica-se a potencialidade que a escola tem para desempenhar o seu papel social na formação dos cidadãosDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.