O ensino dos conteúdos de medidas de comprimento e capacidade em conexão com o tema higiene: um Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.598

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de Matemática, Medidas de comprimento, Higiene

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de uma sequência didática desenvolvida, que buscou propiciar a aquisição de conhecimentos matemáticos sobre o conteúdo de medidas de comprimento e medidas de capacidade a partir do tema higiene realizada com alunos da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 35 alunos de uma turma de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa – PR. Os dados coletados advêm de um diário de campo e dos relatos dos alunos e da professora regente. Nossos resultados nos permitem apontar que ao abordar o ensino de conteúdos matemáticos, aqui no caso, medidas de comprimento, a partir de situações do dia a dia dos alunos, pode-se fazer com que estes demonstrem motivação e o interesse pelo processo de aprendizagem da Matemática. Além disso, verifica-se a potencialidade que a escola tem para desempenhar o seu papel social na formação dos cidadãos

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Mendes, L. O. R., da Silva, S. P., Jolandek, E. G., & Pereira, A. L. (2023). O ensino dos conteúdos de medidas de comprimento e capacidade em conexão com o tema higiene: um Relato de Experiência. Com a Palavra, O Professor, 8(21), 1–17. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.598