A Residência Pedagógica na formação de professores de Educação Física do IFFluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.622

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação Física. Programa de Residência Pedagógica.

Resumo

O estágio curricular supervisionado é um momento importante na formação inicial de professores. Entretanto, há práticas de estágio que são muito burocráticas e pouco formativas. Assim, é necessário fazer da imersão do licenciando na escola básica uma possibilidade de interlocução de diferentes saberes. O Programa de Residência Pedagógica (RP) proposto pela Capes (2018) apresenta como um de seus objetivos a articulação entre teoria e prática. O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) aderiu ao Programa com dois subprojetos. O objetivo desta pesquisa é analisar dados referentes à percepção dos residentes do subprojeto de Educação Física em relação às possibilidades formativas das ações desenvolvidas pelo Programa de RP no IFFluminense. Metodologicamente, o trabalho adotou como procedimentos as pesquisas teórica e de campo, com um estudo de caso. O levantamento dos dados foi realizado por meio de dois questionários, um aplicado na fase de ambientação do projeto e outro aplicado na fase de avaliação da RP. Acredita-se que, a partir dos dados levantados sobre a percepção dos residentes, é possível contribuir com análises que podem ajudar no aprimoramento do Programa.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Lima, Y. F., Neto, Érica P., & Rangel, I. R. da G. (2021). A Residência Pedagógica na formação de professores de Educação Física do IFFluminense. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 186–207. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.622