Uma situação didática sobre ângulos para o 6º ano: o GeoGebra auxiliando da construção da definição à classificação
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.627Palavras-chave:
Ângulo., GeoGebra., Definição., 6º Ano.Resumo
É cada vez mais evidente a necessidade de ampliar a participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a atividade sobre ângulos apresentada aqui colabora com esse processo. Desse modo, este artigo objetiva apresentar a análise de uma atividade desenvolvida para a construção da definição de ângulo por parte de alunos de 6º ano. Os resultados da pesquisa foram obtidos por meio de uma análise institucional de documentos oficiais e do livro didático, da análise a priori da atividade elaborada e da análise a posteriori da implementação da atividade. A partir disso, constatamos que a definição construída pelos alunos diverge da apresentada no livro didático. Além disso, o GeoGebra propiciou aos alunos diferentes representações e formas de exploração dos ângulos.Referências
BARBOSA, J. L. M. Geometria Euclidiana Plana. Rio de Janeiro: SBM, 2012.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 3. ed, Buenos Aires: Aique, 2000. 196 p. (Psicologia cognitiva y educacición).
CHEVALLARD, Y. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: L’approche anthropologique. In: L’UNIVERSITE D’ETE. Actes de l’Université d’été La Rochelle. Clermont-Ferrand, France: IREM, 1998. p. 91-118.
FREITAS, J. L. M. Teoria das Situações Didáticas. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2008. GAY, M. R. G. (Ed.). Projeto Araribá: Matemática. São Paulo: Moderna, 4. ed. 2014 (V. 1, p. 77-111).
GAY, M. R. G. (Ed.). Projeto Araribá: Matemática. São Paulo: Moderna, 4. ed. 2014 (V. 1).
HENRIQUES, A.; ATTIE, J. P.; FARIAS, L. M. S. Referências teóricas da didática francesa: análise didática visando o estudo de integrais múltiplas com auxílio do software Maple. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, n. 1, p. 51-81, 2007. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/585>. Acesso em: 11 ago. 2018.
SILVA, J. O. Uma sequência didática volta para definição de polígono no sexto ano. 2019. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz, Santa Cruz, 2019.
VELOSO, E. Geometria: Temas actuais. Lisboa: IIE, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.