Ensino de Ciências nos anos iniciais a percepção de professores com vistas à formação integral dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.648

Palavras-chave:

Ensino de Ciências dos anos iniciais, Percepções docentes, Formação integral

Resumo

O cenário é o Ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica. O objetivo foi analisar as percepções dos professores a respeito do trabalho que desenvolvem nessa área do conhecimento. Os participantes foram 10 professores de cinco escolas de uma rede privada de Porto Alegre/RS. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A análise de dados foi baseada na Análise Textual Discursiva. Dos resultados emergiram duas categorias: i) Valorização da mediação docente no processo de aprendizagem e ii) O reconhecimento, pelos professores dos anos iniciais, da linguagem da Ciência para a formação integral do estudante. Foi possível constatar que as categorias expressam a visão dos professores entrevistados sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais, assim como aspectos presentes que contribuem para a formação integral dos estudantes.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Ferreira, V. O., Amaral-Rosa, M. P., & Lima, V. M. do R. (2022). Ensino de Ciências nos anos iniciais a percepção de professores com vistas à formação integral dos estudantes. Com a Palavra, O Professor, 7(17), 14–37. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.648