Contextos de Colaboração e Reflexão entre professores e formadores que ensinam Matemática num Projeto de Pesquisa envolvendo Estudos de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.651

Palavras-chave:

Colaboração, Reflexão, Estudos de Aula de Matemática, Projeto de Pesquisa

Resumo

Esse estudo é fruto dos resultados do Projeto de Pesquisa denominado Discussões Curriculares: contribuições de um grupo colaborativo para a implementação de um novo currículo de Matemática e o uso de materiais curriculares na rede pública municipal de São Paulo. O presente artigo evidencia como os Estudos de Aula pode contribuir para a promoção da reflexão e da colaboração entre os professores e formadores que participam de um processo de formação continuada no âmbito de um Projeto de Pesquisa. A investigação incorpora uma abordagem qualitativa interpretativa. Para o seu desenvolvimento foi empregado uma multiplicidade de métodos, tendo o propósito de obter uma maior segurança na discussão e análise dos resultados, assim como suprir possíveis distorções quando se utiliza um recurso único de recolha de dados. Os resultados da pesquisa mostram que o Projeto de Pesquisa desenvolvido nos Estudos de Aula, promoveu muitas situações de reflexão a partir da investigação da práxis, possibilitando que o grupo de professores de todos os Ciclos de Aprendizagem se tornasse protagonista do seu próprio desenvolvimento profissional, que valoriza o saber da experiência e consolida os conhecimentos na ação e sobre a ação e os intensifica socializando em um trabalho colaborativo e reflexivo centrado em diálogo, negociação, confiança e respeito, com vista à melhoria nos resultados das aprendizagens dos estudantes.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

Martins, P. B., Curi, E., & Borelli, S. de S. (2021). Contextos de Colaboração e Reflexão entre professores e formadores que ensinam Matemática num Projeto de Pesquisa envolvendo Estudos de Aula. Com a Palavra, O Professor, 6(14), 211–231. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.651