Tecnologias digitais e as práticas pedagógicas dos professores de matemática da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-66Palavras-chave:
Formação Continuada, Educação Básica, Prática Pedagógica, WebquestResumo
Este artigo tem como base um estudo desenvolvido na formação continuada de professores que atuam na Rede Estadual de Ensino pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. O objetivo principal deste estudo foi investigar as vozes dos professores em relação aos limites e às possibilidades de utilização da webquest em sua prática pedagógica. Neste estudo, compreendemos a formação continuada como um fator primordial para os profissionais entenderem a responsabilidade do trabalho docente, com o intuito de favorecer um diálogo, no qual todos são parceiros críticos da formação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e observação de campo. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta e dois professores que atuam na Rede Estadual de Ensino pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Como metodologia de análise, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Pudemos constatar com esta pesquisa que os professores, apesar de serem receptíveis e sentirem-se motivados com a webquest, apontam como dificuldades, na utilização em sua prática pedagógica, os seguintes motivos: o tempo necessário para a preparação e a estrutura física (laboratório) disponível nas escolas. Além disso, observamos que os professores entendem que as TDICs precisam ser aproximadas da escola, visto que são meios que chegaram e têm potencialidades de contribuir com o desenvolvimento educacional.Referências
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