Tecnologias digitais e as práticas pedagógicas dos professores de matemática da educação básica

Autores

  • Patricia Sandalo Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Susimeire Vivien Rosotti de Andrade Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-66

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Básica, Prática Pedagógica, Webquest

Resumo

Este artigo tem como base um estudo desenvolvido na formação continuada de professores que atuam na Rede Estadual de Ensino pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. O objetivo principal deste estudo foi investigar as vozes dos professores em relação aos limites e às possibilidades de utilização da webquest em sua prática pedagógica. Neste estudo, compreendemos a formação continuada como um fator primordial para os profissionais entenderem a responsabilidade do trabalho docente, com o intuito de favorecer um diálogo, no qual todos são parceiros críticos da formação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e observação de campo. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta e dois professores que atuam na Rede Estadual de Ensino pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Como metodologia de análise, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Pudemos constatar com esta pesquisa que os professores, apesar de serem receptíveis e sentirem-se motivados com a webquest, apontam como dificuldades, na utilização em sua prática pedagógica, os seguintes motivos: o tempo necessário para a preparação e a estrutura física (laboratório) disponível nas escolas. Além disso, observamos que os professores entendem que as TDICs precisam ser aproximadas da escola, visto que são meios que chegaram e têm potencialidades de contribuir com o desenvolvimento educacional.

Biografia do Autor

Patricia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Diretora do Instituto de Matemática INMA - UFMS Docente do Curso de Licenciatura em Matemática e do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIOESTE - Foz do Iguaçu - PR Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Pereira, P. S., & de Andrade, S. V. R. (2016). Tecnologias digitais e as práticas pedagógicas dos professores de matemática da educação básica. Com a Palavra, O Professor, 1(1), 57–73. https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-66