O percurso do GIFEM: um grupo que se tornou colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.671Palavras-chave:
Grupo colaborativo. Professor pesquisador. Ensino fundamental. Educação matemática. Educação estatística.Resumo
Neste artigo apresenta-se o histórico de constituição do Grupo de Investigação e Formação em Educação Matemática - GIFEM. O objetivo é discutir os elementos constitutivos de um grupo colaborativo a partir da exploração de conceitos como desenvolvimento profissional contínuo, autonomia docente, identidade profissional, agência, amigo crítico, colaboração, relação reflexiva entre o trabalho dos professores, insubordinação criativa e professor ativista. Um grupo que se tornou colaborativo durante o seu processo constituinte, tendo suas pautas de trabalho centradas no estudo teórico e metodológico sobre o ensinar e aprender matemática e estatística no Ensino Fundamental. Evidencia-se, desta experiência de produção coletiva e colaborativa, a importância de o professor assumir-se como produtor de conhecimento e compartilhar suas práticas e seus conhecimentos profissionais.Referências
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