O percurso do GIFEM: um grupo que se tornou colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.671

Palavras-chave:

Grupo colaborativo. Professor pesquisador. Ensino fundamental. Educação matemática. Educação estatística.

Resumo

Neste artigo apresenta-se o histórico de constituição do Grupo de Investigação e Formação em Educação Matemática - GIFEM. O objetivo é discutir os elementos constitutivos de um grupo colaborativo a partir da exploração de conceitos como desenvolvimento profissional contínuo, autonomia docente, identidade profissional, agência, amigo crítico, colaboração, relação reflexiva entre o trabalho dos professores, insubordinação criativa e professor ativista. Um grupo que se tornou colaborativo durante o seu processo constituinte, tendo suas pautas de trabalho centradas no estudo teórico e metodológico sobre o ensinar e aprender matemática e estatística no Ensino Fundamental. Evidencia-se, desta experiência de produção coletiva e colaborativa, a importância de o professor assumir-se como produtor de conhecimento e compartilhar suas práticas e seus conhecimentos profissionais.  

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

Lopes, C. E., & Mendonça, L. de O. (2021). O percurso do GIFEM: um grupo que se tornou colaborativo. Com a Palavra, O Professor, 6(14), 255–270. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.671