Contribuições de um Grupo Colaborativo no Desenvolvimento Profissional de professores da infância
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.672Palavras-chave:
Educação Matemática, Grupos Colaborativos, Desenvolvimento ProfissionalResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática na Educação Infantil e participam de um grupo de estudos em Educação Matemática com características colaborativas. O objetivo foi analisar indícios de desenvolvimento profissional que tal participação proporciona aos docentes experientes e aos que estão em início de carreira. O enquadramento metodológico e os procedimentos de análise estão ancorados na pesquisa narrativa, entendida como uma forma de compreender a experiência e apresentá-la ao leitor. O corpus de análise foi constituído por transcrições de excertos das videogravações dos encontros, diferentes textos produzidos pelos professores e pela transcrição de entrevista com duas participantes. O texto de pesquisa foi elaborado de modo narrativo e diz respeito ao desenvolvimento profissional de duas professoras, uma experiente e outra iniciante, focando especialmente no que se refere às interferências e convergências observadas nas interações entre essas docentes no grupo de estudos. A análise do material empírico e das interlocuções com as professoras permitiu depreender que o contexto colaborativo se configurou como um ambiente de problematização e desnaturalização de algumas práticas e apoio às mudanças que reverberaram nas escolas de atuação das respectivas professoras, contribuindo para seu desenvolvimento profissional. Foi possível constatar que a interlocução com pessoas com diferentes saberes e excedentes de visão, em distintos momentos da carreira profissional, propicia uma condição favorável para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática na Educação Infantil.Referências
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