Formação continuada em contexto colaborativo: discutindo questões inerentes a Early Algebra
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.673Palavras-chave:
Formação continuada, Early Algebra, Anos IniciaisResumo
Neste artigo, nosso objetivo foi analisar as implicações que uma formação continuada, com viés colaborativo, baseada na metodologia Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão (RePARe), traz para um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais, sobre o conceito de padrão em sequência, no âmbito da Early Algebra. Como aporte teórico, esta pesquisa contou com a Teoria dos Códigos de Basil Bernstein e a revisão de literatura no âmbito da Early Algebra. Metodologicamente a pesquisa insere-se em uma abordagem qualitativa, sendo que os dados foram coletados no contexto de um curso de extensão, baseado num modelo Híbrido, envolvendo quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que as experiências compartilhadas neste contexto colaborativo, juntamente com a fundamentação teórica, oportunizaram a mobilização de diferentes conhecimentos e ressignificações acerca do trabalho com padrão em sequências nos anos iniciais. Apontaram, ainda, que, ao final da formação, as professoras apresentaram uma postura crítica perante a realização e o desenvolvimento de tarefas com potencial algébrico.Referências
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