O Facebook e o Smartphone: tecnologias que convergem para a aprendizagem da Química

Autores

  • Érica Raina Venâncio Almeida
  • Elisângela Soares Ribeiro (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB)

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.71

Palavras-chave:

Tecnologias, Química, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relatar experiência de sala de aula, utilizando das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o aprendizado na área de Química na disciplina Química Geral e Experimental II, ministrada no segundo semestre de 2014, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Foi utilizada a rede social (Facebook) como proposta pedagógica de mediação entre professor e estudante, e desenvolvimento de atividades de formação educacional via grupo fechado. Utilizou-se também das potencialidades do Smartphone para produzir vídeos dos experimentos, tirar fotos para anexá-las ao relatório, e o cronometro para verificar o tempo que uma reação leva para acontecer. Consideramos que as TIC têm ganhado espaço no ambiente acadêmico e se tornado peça indispensável nos processos de ensino e de aprendizagem, fazendo com que o ato de ensinar e aprender se torne algo dinâmico e prazeroso, diversificado, interessante e instigante não limitando as ações educacionais às quatro paredes de uma sala de aula.

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Publicado

2018-03-06

Como Citar

Almeida, Érica R. V., & Ribeiro, E. S. (2018). O Facebook e o Smartphone: tecnologias que convergem para a aprendizagem da Química. Com a Palavra, O Professor, 3(5), 1–12. https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.71

Edição

Seção

Experiências de Sala de Aula