O Facebook e o Smartphone: tecnologias que convergem para a aprendizagem da Química
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v3i1.71Palavras-chave:
Tecnologias, Química, AprendizagemResumo
Este trabalho tem o objetivo de relatar experiência de sala de aula, utilizando das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o aprendizado na área de Química na disciplina Química Geral e Experimental II, ministrada no segundo semestre de 2014, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Foi utilizada a rede social (Facebook) como proposta pedagógica de mediação entre professor e estudante, e desenvolvimento de atividades de formação educacional via grupo fechado. Utilizou-se também das potencialidades do Smartphone para produzir vídeos dos experimentos, tirar fotos para anexá-las ao relatório, e o cronometro para verificar o tempo que uma reação leva para acontecer. Consideramos que as TIC têm ganhado espaço no ambiente acadêmico e se tornado peça indispensável nos processos de ensino e de aprendizagem, fazendo com que o ato de ensinar e aprender se torne algo dinâmico e prazeroso, diversificado, interessante e instigante não limitando as ações educacionais às quatro paredes de uma sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.