Mudança de ambientes escolares quanto ao uso das tecnologias digitais: alguns indicativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.720

Palavras-chave:

Sala de aula, Laboratório, Teoria Fundamentada nos Dados

Resumo

Este artigo tem por objetivo destacar o surgimento de apontamentos relacionados à mudança de ambiente do uso das tecnologias digitais em escolas pesquisadas no município de Sinop MT, durante o desenvolvimento da pesquisa de mestrado. Participaram da pesquisa, quatro escolas da rede pública estadual. Para a produção de dados foram disponibilizados alguns documentos descritivos das unidades escolares, e entrevistas foram realizadas com a equipe escolar. O artigo retrata parte do   desenvolvimento de uma das propriedades com suas dimensões identificadas durante o desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, foi adotado o paradigma qualitativo ancorado na ideia dos autores Bogdan e Biklen (1994), utilizando a vertente Straussiana da TFD (Teoria Fundamentada nos dados), para a análise dos dados produzidos. Durante o desenvolvimento do processo de análise, surgiram duas categorias com suas propriedades e dimensões. Foi apresentada uma das propriedades da categoria Estrutura Física, identificada como ambientes de uso, cujas dimensões são sala de aula e laboratório. Essa propriedade sugere que a precariedade e sucateamento dos laboratórios de informática das escolas, a falta de técnicos especializados, a não disponibilidade de internet para os alunos e a necessidade de formação para professores para o uso das tecnologias digitais, estão provocando mudanças quanto ao ambiente onde são utilizadas essas tecnologias digitais. Há indicativos que a sala de aula está se tornando o ambiente propício para o uso dessas tecnologias digitais e um dos fatores é o aumento do número de alunos que possuem aparelhos celulares. Embora essa mudança esteja acontecendo ainda há muitos desafios a serem enfrentados.

Biografia do Autor

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduação em Matemática na Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI/Rio Grande do Sul); Especialização em Métodos Estatísticos  pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI/Rio Grande do Sul); Mestrado em Modelagem Matemática  pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/Rio Grande do Sul); Doutorado em Educação Matemática (Universidade Estadual Paulista- UNESP/Rio Claro); Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Barra do Bugres/Mato Grosso). Integrante do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM/UNESP).

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Vicentin, D. M., & Souto, D. L. P. (2021). Mudança de ambientes escolares quanto ao uso das tecnologias digitais: alguns indicativos. Com a Palavra, O Professor, 6(16), 56–73. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.720