Mudança de ambientes escolares quanto ao uso das tecnologias digitais: alguns indicativos
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.720Palavras-chave:
Sala de aula, Laboratório, Teoria Fundamentada nos DadosResumo
Este artigo tem por objetivo destacar o surgimento de apontamentos relacionados à mudança de ambiente do uso das tecnologias digitais em escolas pesquisadas no município de Sinop MT, durante o desenvolvimento da pesquisa de mestrado. Participaram da pesquisa, quatro escolas da rede pública estadual. Para a produção de dados foram disponibilizados alguns documentos descritivos das unidades escolares, e entrevistas foram realizadas com a equipe escolar. O artigo retrata parte do desenvolvimento de uma das propriedades com suas dimensões identificadas durante o desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, foi adotado o paradigma qualitativo ancorado na ideia dos autores Bogdan e Biklen (1994), utilizando a vertente Straussiana da TFD (Teoria Fundamentada nos dados), para a análise dos dados produzidos. Durante o desenvolvimento do processo de análise, surgiram duas categorias com suas propriedades e dimensões. Foi apresentada uma das propriedades da categoria Estrutura Física, identificada como ambientes de uso, cujas dimensões são sala de aula e laboratório. Essa propriedade sugere que a precariedade e sucateamento dos laboratórios de informática das escolas, a falta de técnicos especializados, a não disponibilidade de internet para os alunos e a necessidade de formação para professores para o uso das tecnologias digitais, estão provocando mudanças quanto ao ambiente onde são utilizadas essas tecnologias digitais. Há indicativos que a sala de aula está se tornando o ambiente propício para o uso dessas tecnologias digitais e um dos fatores é o aumento do número de alunos que possuem aparelhos celulares. Embora essa mudança esteja acontecendo ainda há muitos desafios a serem enfrentados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.