Número Temático: Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.730Palavras-chave:
Número Temático: Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação MatemáticaResumo
Considerando movimento ascendente da constituição de Grupos Colaborativos e Cooperativos como espaço de diálogos, práticas e aprendizagens acerca dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e, ainda, o cenário das pesquisas que se voltam para a formação de professores que ensinam matemática sob a ótica da colaboração e da cooperação, o presente Número Temático objetiva refletir sobre a constituição desses grupos enquanto espaços formativos que contribuem para a superação da lógica da racionalidade técnica.Referências
ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Contribuições de um Grupo Colaborativo no Desenvolvimento Profissional de professores da infância. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/672
BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro da. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI Grupo de Trabalho de Investigação da APM (org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 43-55.
COSTA, Wedeson Oliveira.; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de. A participação de professores na elaboração de tarefas matemáticas em um trabalho colaborativo. Revemop, v. 1, n. 1, p. 105 - 125, 2019. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1a6
CRISTOVÃO, Eliane Matesco; SILVA, João Ricardo Neves da; BORTOLUZZI, Mariella Brighenti. Possibilidades do planejamento conjunto de práticas inovadoras para o ensino de Ciências, Matemática e Ed. Física. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/587
LOPES, Celi Espasandin Lopes; Mendonça, Luzinete de Oliveira. Um grupo que se tornou colaborativo. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/671
MARTINS, Priscila Bernardo; CURI, Edda; BORELLI, Suzete de Souza. Contextos de Colaboração e Reflexão entre professores e formadores que ensinam Matemática num Projeto de Pesquisa envolvendo Estudos de Aula. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/651
MIOLA, Adriana Fátima de Souza; PEREIRA, Patrícia Sandalo. Movimentos de Colaboração Metodologia da Pesquisa Colaborativa. Com a Palavra, o Professor, v. 3, n. 6, p. 57-84, 2018. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v3i2.267
MUNIZ, Bruna Mendes; CIRÍACO, Klinger; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. Quem acredita sempre alcança: limites e perspectivas do trabalho colaborativo em Educação Matemática na escola de tempo integral em um projeto de investigação. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/594
RIBEIRO, Rogério Marques. Discutindo a prática de colaboração e sua interlocução com os Conhecimentos Didático-Matemáticos para o ensino da matemática. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/674
RODRIGUES, Kátia Martins; PASSOS, Laurizete Ferragut. O potencial de um grupo colaborativo para a formação dos formadores de professores. Revista de Educação Matemática, v. 14, n. 16, p. 4-15, 2017. DOI: https://doi.org/10.25090/remat25269062v14n162017p04a15
SILVA, Franciele da Silva; PAZUCH, Vinícius Pazuch. Processo formativo com o professor que ensina Geometria: contribuição do Grupo Colaborativo. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/629
SOARES, Gabriel de Oliveira; LEIVAS, José Carlos Pinto. Domínios do Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizados em grupos de estudos. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/670
SOUZA, Alex Almeida de; LUNA, Ana Virginia de Almeida. Formação Continuada em contexto colaborativo. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/673
TERES, Silvana Leonora Lenmkuhl; GRANDO, Regina Célia. Percepções de professores que ensinam matemática participantes de um grupo de estudos colaborativo. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/626
TINTI, Douglas da Silva. O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 14, n. 16, p. 34-44, 2017. DOI: https://doi.org/10.25090/remat25269062v14n162017p34a44
TINTI, Douglas da Silva; SILVA, José Fernandes da. A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/724
TRALDI JR, Armando. Possibilidades e desafios da colaboração em diferentes contextos educacionais. Com a Palavra, O Professor, http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/595
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.