Tecnologia Assistiva e Educação Matemática Inclusiva: um Sobrevoo em Torno da Temática no ENEMI
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.765Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, ENEMI, Tecnologia AssistivaResumo
Em um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico, era de se esperar que as tecnologias assistivas fossem algo de uso comum e de que se tivesse pleno entendimento. Entretanto, seu papel de propiciar independência e inclusão a pessoas com deficiência ganhou novos contornos e enfoques com a chegada da pandemia. Por conseguinte, pautando-se em pesquisa bibliográfica acerca da temática tecnologia assistiva nos artigos e relatos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEMI) em suas duas primeiras edições, bem como nas discussões fomentadas na mesa redonda do II ENEMI intitulada Acessibilidade e Tecnologias Assistivas, pretendeu-se neste artigo explorar o que se sabe sobre o seu uso na Educação Matemática Inclusiva e seu uso e contribuição durante esse período pandêmico. Como considerações finais, entende-se que o papel da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva é o de propiciar a equidade na medida em que permite uma maior autonomia ao aluno apoiado pela Educação Especial. Adicionalmente, considerando que, segundo dados da UNICEF, apenas entre 5-15% dos alunos com deficiência têm acesso a este recurso, infere-se que falar sobre inclusão durante a pandemia é quase tão difícil quanto efetivá-la.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.