Tecnologia Assistiva e Educação Matemática Inclusiva: um Sobrevoo em Torno da Temática no ENEMI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.765

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva, ENEMI, Tecnologia Assistiva

Resumo

Em um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico, era de se esperar que as tecnologias assistivas fossem algo de uso comum e de que se tivesse pleno entendimento. Entretanto, seu papel de propiciar independência e inclusão a pessoas com deficiência ganhou novos contornos e enfoques com a chegada da pandemia. Por conseguinte, pautando-se em pesquisa bibliográfica acerca da temática tecnologia assistiva nos artigos e relatos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEMI) em suas duas primeiras edições, bem como nas discussões fomentadas na mesa redonda do II ENEMI intitulada Acessibilidade e Tecnologias Assistivas, pretendeu-se neste artigo explorar o que se sabe sobre o seu uso na Educação Matemática Inclusiva e seu uso e contribuição durante esse período pandêmico. Como considerações finais, entende-se que o papel da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva é o de propiciar a equidade na medida em que permite uma maior autonomia ao aluno apoiado pela Educação Especial. Adicionalmente, considerando que, segundo dados da UNICEF, apenas entre 5-15% dos alunos com deficiência têm acesso a este recurso, infere-se que falar sobre inclusão durante a pandemia é quase tão difícil quanto efetivá-la.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

Couto, S., & Borges, F. A. (2022). Tecnologia Assistiva e Educação Matemática Inclusiva: um Sobrevoo em Torno da Temática no ENEMI. Com a Palavra, O Professor, 7(17), 185–201. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.765