Reflexões sobre uma formação de professores com uma perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.767Palavras-chave:
Formação de professores, Autismo, Aplicativos, Pensamento algébrico.Resumo
Ao considerarmos os contextos escolares atuais, identificamos a necessidade de novas práticas que busquem ressignificar ações, recursos, estratégias e proposições, o que consequentemente nos faz refletir sobre uma formação de professores que deve ser revisitada tanto na sua natureza, como nas suas concepções, bem como ressignificada e adequada aos desafios e dificuldades enfrentados pelo professor que ensina matemática. Neste texto fazemos uma reflexão sobre um processo formativo oferecido a professores que ensinam matemática da educação básica em que foram apresentados estratégias e recursos de ensino, identificados pelo nosso grupo de pesquisa como propostas inovadoras que contribuem para a construção de uma escola inclusiva. Entre os recursos utilizados, destacamos três aplicativos produzidos pelo grupo de pesquisa e que permitem o desenvolvimento de um trabalho didático mais inclusivo no ensino de Matemática.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.