Formação de professores em contextos colaborativos: o desenho universal para a aprendizagem nas aulas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.768

Palavras-chave:

Trabalho colaborativo. Educação Especial. Desenho Universal para Aprendizagem. Ensino de matemática.

Resumo

O presente relato apresenta recortes dos resultados do desenvolvimento de uma formação continuada de equipes de ensino que atuam com público da Educação Especial numa escola pública de ensino regular localizada no contexto da Amazônia Amapaense. O estudo proporcionou a constituição de espaços formativos para o desenvolvimento do trabalho colaborativo visando discutir e fortalecer o planejamento pedagógico colaborativo para inclusão escolar. Nesta perspectiva, o presente estudo, foi baseado na pesquisa colaborativa. Foram 14 participantes, sendo onze professores da classe comum, uma do atendimento educacional especializado, uma cuidadora escolar e uma gestora escolar, organizados voluntariamente em duas equipes de ensino (A e B). Os resultados apontaram que o desenvolvimento do trabalho colaborativo durante a elaboração de planejamentos de aulas de matemática, consubstanciado nas estratégias do desenho universal para aprendizagem possibilitou as equipes de ensino a construção de novos conhecimentos, ampliação de repertórios de ensino e aumento de expectativas da aprendizagem dos estudantes público da Educação Especial.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

Silva, M. do C. L. da, & Mendes, E. G. (2022). Formação de professores em contextos colaborativos: o desenho universal para a aprendizagem nas aulas de matemática. Com a Palavra, O Professor, 7(17), 60–78. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.768