Avaliação das habilidades aritméticas iniciais: algumas questões para reflexão
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.770Palavras-chave:
Avaliação, habilidades aritméticas, instrumentos avaliativos, estudos preditivos e interventivos.Resumo
O artigo propõe uma reflexão acerca da importância da avaliação das habilidades aritméticas iniciais, desde as primeiras etapas de escolaridade. Avaliar é uma estratégia potente para monitorar a construção do conhecimento aritmético do aluno, guiar uma intervenção direcionada e prevenir dificuldades futuras. Com base no construto de senso numérico, são abordadas as habilidades-chave a serem avaliadas e que exercem papel fundamental para o desenvolvimento da competência posterior em aritmética. São abordados, de forma breve, os instrumentos de avaliação da aritmética inicial, os testes padronizados e não padronizados, assim como algumas características psicométricas dos mesmos. Para a reflexão proposta, são consideradas as contribuições das evidências de estudos preditivos, que analisam fatores relevantes para a aprendizagem da aritmética ao longo do tempo, e dos interventivos, que visam aumentar/complexificar as experiências de aprendizagem em senso numérico com potencial para prevenir e/ou auxiliar alunos em risco de, ou que já enfrentam, dificuldades com a aritmética.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.