Avaliação das habilidades aritméticas iniciais: algumas questões para reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.770

Palavras-chave:

Avaliação, habilidades aritméticas, instrumentos avaliativos, estudos preditivos e interventivos.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão acerca da importância da avaliação das habilidades aritméticas iniciais, desde as primeiras etapas de escolaridade. Avaliar é uma estratégia potente para monitorar a construção do conhecimento aritmético do aluno, guiar uma intervenção direcionada e prevenir dificuldades futuras. Com base no construto de senso numérico, são abordadas as habilidades-chave a serem avaliadas e que exercem papel fundamental para o desenvolvimento da competência posterior em aritmética. São abordados, de forma breve, os instrumentos de avaliação da aritmética inicial, os testes padronizados e não padronizados, assim como algumas características psicométricas dos mesmos. Para a reflexão proposta, são consideradas as contribuições das evidências de estudos preditivos, que analisam fatores relevantes para a aprendizagem da aritmética ao longo do tempo, e dos interventivos, que visam aumentar/complexificar as experiências de aprendizagem em senso numérico com potencial para prevenir e/ou auxiliar alunos em risco de, ou que já enfrentam, dificuldades com a aritmética.  

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

Corso, L. V., Rocha Luna, F. D. M., & Weber, R. E. (2022). Avaliação das habilidades aritméticas iniciais: algumas questões para reflexão. Com a Palavra, O Professor, 7(17), 216–234. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.770