Altas Habilidades/Superdotação + Síndrome de Asperger: das propostas governamentais à prática docente em aulas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.771Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Sindrome de Asperger, Práticas PedagógicasResumo
Este artigo tem por objetivo investigar sobre o processo inclusivo educacional dos alunos com dupla necessidade educacional especial, em particular com Altas Habilidades/Superdotação e Síndrome de Asperger. A questão de problema que motivou esta investigação foi que há Mais de uma década se passou do lançamento das propostas governamentais, entre tantas outras iniciativas do setor acadêmico, mas, efetivamente, o que chegou à sala de aula?. Para responder essa questão foi utilizada a metodologia qualitativa de procedimento bibliográfico, com base no Sistema de Mapeamento, para análises de livros, documentos, artigos publicados nos últimos 10 anos. As discussões foram em torno da formação adequada do professor e enriquecimento do currículo escolar, em especifico, na disciplina de matemática com propostas para atender as necessidades dos alunos em desenvolverem as suas potencialidades, talento e habilidades, por meio de estratégias pedagógicas adequadas. Os principais resultados sugerem que para trabalhar com alunos com dupla excepcionalidade, é necessário conhecer ambas, e encontrar a melhor intersecção. O importante é desmistificar que esse aluno é brilhante e sabe tudo de tudo, no entanto, tem uma facilidade acima da média para uma determinada área e que depende de processos pedagógicos adequados, enriquecimento do currículo e novas formas de avaliação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.