Educação especial e inclusiva na formação de professores que ensinam matemática: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.772Palavras-chave:
Ensino de matemática. Formação docente. Educação especial e inclusiva.Resumo
O presente trabalho se propõe a identificar o panorama de produções científicas em periódicos, no período de 2008-2020, no que se refere à formação do professor que ensina matemática, com foco na temática de inclusão. Para tal, adotou-se a revisão sistemática como estratégia metodológica para a busca de artigos no Portal de Periódicos da CAPES, seguindo critérios de inclusão e exclusão. Os artigos encontrados foram agrupados em três categorias: (i) formação inicial e continuada para a inclusão: práticas e currículo; (ii) reflexões para a formação docente a partir da experiência de ex-alunos, licenciandos ou professores e (iii) propostas para a formação docente. Ao analisar a produção desses artigos percebe-se predominância daqueles que abordam concepções e vivências de professores e futuros professores em relação à inclusão. Em suas contribuições às pesquisas, grande parte destes sujeitos reconheceram a insuficiência da formação e da estrutura de apoio ao professor no que se refere ao trabalho com alunos que compõem o público da educação especial. Ademais, verificou-se a carência de trabalhos que abordam propostas gerais de formação como política pública, bem como a necessidade de uma discussão acerca das concepções históricas sobre o indivíduo com deficiência e das relações da sociedade com este.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.