A mobilização/construção de conceitos matemáticos mediada pela Libras e pela visualidade
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.778Palavras-chave:
Surdas, Surdos, Ensino, Educação Matemática, AEE, Visualidade.Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) no processo de ensino e de aprendizagem Matemática de estudantes Surdos e Surdas. Buscamos responder a questão de investigação: Que significações são produzidas por um estudante Surdo em uma prática problematizadora no processo de ensino e aprendizagem de Matemática? Temos por objetivo investigar o processo de mobilização/construção de conceitos matemáticos por um estudante Surdo mediado pela Libras e pela visualidade. Os encontros foram realizados uma vez por semana e promoviam a construção e significação dos conteúdos do campo aditivo. A partir do principal instrumento de constituição de dados, as gravações de vídeo, produzimos as transcrições com o auxílio do software ELAN e posteriormente, realizamos a organização dos dados por meio da metodologia de análise de conteúdo. Dessa forma, observamos que, ao longo das diversas atividades que foram desenvolvidas com o estudante, ele utilizava habilidades e estratégias matemáticas próprias para a resolução de problemas enfatizando a ideia da construção de conceitos matemáticos a partir dos recursos visuais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.