O desenvolvimento escolar em matemática de uma adolescente com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.781Palavras-chave:
Ambientes de investigação. Conhecimentos matemáticos. paralisia cerebral. Educação Especial Inclusiva.Resumo
Neste artigo, nós apresentamos um estudo de caso com dois alunos do 6º ano, tendo um deles paralisia cerebral. Objetivamos apresentar os conhecimentos matemáticos que eles construíram, ou não. Este conhecimento matemático está baseado nos blocos números e operações e espaço e forma. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista, atividades e o registro em vídeo da aplicação das atividades. Construímos ambientes de investigação como, mercadinho, jogo, receita de um docinho e o cenário de uma história infanto-juvenil para o desenvolvimento das atividades. Essas foram planejadas abordando as operações com números naturais e racionais, a partir do sistema monetário e de figuras geométricas. A análise foi feita identificando eventos críticos, sendo estas situações em que os estudantes apresentaram alguma dificuldade matemática ou compreensão diferenciada em relação a procedimentos e conceitos matemáticos. No que se trata da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva os resultados mostraram que ambos efetuaram adição e subtração corretamente, demonstrando que começaram a compreender as regras que caracterizam o sistema de numeração decimal. Em relação a multiplicação com números decimais apenas um deles não soube utilizar a vírgula de modo que separasse corretamente a parte inteira da parte decimal. No cálculo da divisão, mostraram dificuldade em compreender o conceito e procedimentos. Em relação as figuras geométricas ambos não sabiam as características específicas de cada figura. Mas, após concluirmos, reconheceram, aprenderam novas figuras e souberam ilustrar essas figuras com objetos do cotidiano. Com base nesses resultados, afirmamos que a adolescente com paralisia cerebral é capaz de aprender matemática como qualquer outra de sua idade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.