Desenvolvimento profissional do professor de Matemática: experimentando a Modelagem na Educação numa turma com uma estudante com Deficiência Intelectual
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.784Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Modelagem na Educação, Desenvolvimento Profissional.Resumo
O objetivo deste texto é relatar a trajetória de pesquisa vivenciada por um professor-pesquisador de matemática no contexto educacional inclusivo, destacando as implicações para o seu desenvolvimento profissional. A investigação estava fundamentada na Modelagem na Educação e foi desenvolvida em uma turma com 31 alunos de uma escola pública de um município do sul da Bahia, sendo uma estudante com Deficiência Intelectual. Inicialmente, apresentam-se as motivações iniciais que deram origem a realização deste trabalho. Na sequência, discute as possibilidades de aprendizagem da pessoa com Deficiência Intelectual. Infere-se também sobre o desenvolvimento profissional do professor buscando mobilizar competências para agenciar a inclusão educacional. Na metodologia, apresentam-se os sujeitos da pesquisa, o ambiente onde foi realizada, os instrumentos de coleta de dados e a Modelagem na Educação como método de ensino. Apresentam-se as atividades realizadas pelos estudantes, em especial pela estudante com Deficiência Intelectual. Como implicações, destacam-se: a ampliação de conhecimentos sobre a educação inclusiva; utilização da Modelagem na Educação como método de ensino com foco na Educação Inclusiva; constatação que a realidade da escola e as condições de trabalho docente podem ser um entrave para a pesquisa e inclusão; necessidade de constante de formação; a importância do planejamento e escolha de temas com relevância social. Enfim, o desenvolvimento profissional do professor é resultado de um processo de formação permanente, que se estende em toda a vida profissional e, portanto, não se termina com a conclusão de uma etapa de formação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.