Teorias da Didática da Matemática e Educação Inclusiva na formação de professores: uma articulação possível
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.785Palavras-chave:
Didática da Matemática. Educação Inclusiva. Formação Inicial de professores de Matemática.Resumo
Este texto apresenta uma proposta de formação inicial em Matemática, considerando aspectos abordados em documentos norteadores dos cursos de Licenciatura, particularmente nas recomendações sobre as articulações que devem existir entre o saber matemático ensinado na graduação e o saber a ser ensinado na Educação Básica e a recomendação da articulação dos conteúdos de diferentes disciplinas do curso. Além dos aspectos anteriores, a proposta considera o pressuposto do direito universal à educação, particularmente daqueles estudantes apoiados pela Educação Especial, ou seja, promove reflexões e ações para um ensino de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Diante desse quadro, foi desenvolvido todo o conteúdo programático da disciplina que aborda teorias da Didática da Matemática francesa a partir de reflexões e tarefas que promovessem aos acadêmicos a conscientização dos pressupostos da Educação Inclusiva, tendo como cenário o objeto matemático função afim. Para promover as discussões em sala dos temas relativos às três diferentes áreas Inclusão, Didática da Matemática e função afim foi desenvolvido um Percurso de Estudo e Pesquisa, que produziu uma sequência de ensino de função afim, levando -se em consideração a presença de alunos apoiados pela Educação Especial, criada pelos acadêmicos. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a comprovação de que é possível promover uma formação inicial em Matemática, que considere a efetivação de uma Educação Especial na perspectiva inclusiva, independentemente da existência de uma disciplina específica para tal. Palavras-chave: Didática da Matemática. Educação Inclusiva. Formação Inicial de professores de Matemática.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.