Relações de gênero em livros didáticos de matemática: um estudo a partir de dissertações e teses brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.786Palavras-chave:
Relações de Gênero; Livros Didáticos de Matemática; Revisão de Literatura.Resumo
Historicamente foram construídos os ideais de masculino e feminino. Seus papéis sociais específicos, os lugares que são bem-vindos e os comportamentos que os cabem. Entre as múltiplas tecnologias de poder, a escola serve como aporte na construção, hierarquização e marginalização de indivíduos. A matemática escolar, portanto, não se isenta dessa realidade. Apesar de ser considerada distante de questões políticas, culturais ou sociais, ensina-se mais do que matemática nas aulas, com ou sem consciência. A partir desse cenário, esta pesquisa se propõe a analisar teses e dissertações brasileiras, com o objetivo de identificar como estão os estudos nacionais de gênero, desenvolvidos por meio dos livros didáticos de matemática. O corpus da pesquisa aqui analisado foi definido por meio de buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Após as devidas exclusões, seis produções foram definidas como integrantes de nosso corpus, que foram analisadas sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, em três etapas: Análise Descritiva, Apresentação das Pesquisas e Análise Interpretativa. Além disso, as subdividimos em três categorias: Análise Histórica, que abrange as pesquisas de cunho histórico; Análise Discursiva por elementos, a qual se destinam as investigações que buscam deixar emergir discursos por meio de elementos da escrita do livro didático e Análise Discursiva para ação, que compreende as produções que identificam tais discursos mas propõe alguma intervenção a partir deles. Como principais resultados dessa análise, delineamos aproximações e distanciamentos dessas pesquisas, assim como lacunas para possíveis aprofundamentos em futuras produções.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.