Relações de gênero em livros didáticos de matemática: um estudo a partir de dissertações e teses brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.786

Palavras-chave:

Relações de Gênero; Livros Didáticos de Matemática; Revisão de Literatura.

Resumo

Historicamente foram construídos os ideais de masculino e feminino. Seus papéis sociais específicos, os lugares que são bem-vindos e os comportamentos que os cabem. Entre as múltiplas tecnologias de poder, a escola serve como aporte na construção, hierarquização e marginalização de indivíduos. A matemática escolar, portanto, não se isenta dessa realidade. Apesar de ser considerada distante de questões políticas, culturais ou sociais, ensina-se mais do que matemática nas aulas, com ou sem consciência. A partir desse cenário, esta pesquisa se propõe a analisar teses e dissertações brasileiras, com o objetivo de identificar como estão os estudos nacionais de gênero, desenvolvidos por meio dos livros didáticos de matemática. O corpus da pesquisa aqui analisado foi definido por meio de buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Após as devidas exclusões, seis produções foram definidas como integrantes de nosso corpus, que foram analisadas sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, em três etapas: Análise Descritiva, Apresentação das Pesquisas e Análise Interpretativa. Além disso, as subdividimos em três categorias: Análise Histórica, que abrange as pesquisas de cunho histórico; Análise Discursiva por elementos, a qual se destinam as investigações que buscam deixar emergir discursos por meio de elementos da escrita do livro didático e Análise Discursiva para ação, que compreende as produções que identificam tais discursos mas propõe alguma intervenção a partir deles. Como principais resultados dessa análise, delineamos aproximações e distanciamentos dessas pesquisas, assim como lacunas para possíveis aprofundamentos em futuras produções.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Durval, A. L. A., & Esquincalha, A. da C. (2022). Relações de gênero em livros didáticos de matemática: um estudo a partir de dissertações e teses brasileiras. Com a Palavra, O Professor, 7(17), 351–375. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.786