O discurso coletivo de estudantes sobre o erro na aprendizagem de matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.803Palavras-chave:
Erro, Aprendizagem, Matemática, Discurso do sujeito coletivoResumo
Estudo realizado com o objetivo de identificar as visões de estudantes sobreo erro na aprendizagem matemática, conforme o discurso dos participantes. A pesquisa contou com a participação de 43 estudantes do Ensino Médio, de um colégio da rede pública estadual do município de Jequié (BA). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de um questionário, e analisados à luz da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apontaram que as visões de erro capturadas no discurso dos estudantes são de três naturezas: uma que concebe o erro como trampolim para aprendizagem; outra que concebe o erro como obstáculo para a aprendizagem de matemática e, por último, a que concebe o erro como inerente à natureza humana. Os discursos dos estudantes também apontaram que o erro, quando compreendido de forma positiva e/ou como inerente à natureza humana, repercute de modo favorável no processo de ensino-aprendizagem, ao passo que a visão negativa do erro é significativamente prejudicial para os estudantes. O estudo revelou a importância de uma atitude empática diante dos erros dos estudantes, a compreensão do seu potencial pedagógico e a necessidade de serem discutidas e elaboradas intervenções pedagógicas que contribuam para desmitificar a concepção pejorativa do erro, a fim de que haja um melhor aproveitamento do seu potencial e seja visto como natural, tanto no processo educacional quanto na vida. Este artigo é resultado da dissertação da primeira autora sob orientação das demais autoras.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.