Gênero e sexualidade no ensino de Ciências e Biologia: uma análise da BNCC

Autores

  • Mariana Nô Xavier Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Viviane Borges Dias Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.807

Palavras-chave:

BNCC, Gênero, Sexualidade, Ensino de Ciências e Biologia.

Resumo

A pesquisa objetivou analisar a abordagem das temáticas de gênero e sexualidade nos conteúdos de Ciências e Biologia apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, foi realizado um trabalho minucioso que buscou entender os aspectos políticos, ideológicos e econômicos que permearam a formulação da Base e que estão dispostos em tal documento, intentando uma discussão ampliada da temática proposta. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a análise documental. A metodologia utilizada para abordagem dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados dividem-se em duas categorias de análise e apontam para uma Base que apresenta lacunas na discussão sobre gênero e sexualidade, oportunizando um Ensino de Ciências e Biologia majoritariamente tecnicista, sem compromisso com problemas sociais como a desigualdade de gênero e as violências que derivam dessa problemática. A falta dessas discussões é preocupante, pois a BNCC embasa a formulação de outros documentos com os mesmos pressupostos. Após a análise, pode-se perceber uma Base que representa a visão da educação de grupos privilegiados socialmente e economicamente, ou seja, é um documento comprometido com a perpetuação de uma ordem vigente que é alinhada com o modelo capitalista.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Xavier, M. N., & Dias, V. B. (2023). Gênero e sexualidade no ensino de Ciências e Biologia: uma análise da BNCC. Com a Palavra, O Professor, 8(21), 107–130. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.807