Uma proposta de sequência didática para o ensino de funções quadráticas por meio da construção de ponte de palitos

Autores

Palavras-chave:

Sequência Didática, Função Quadrática, Ponte de Palitos

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o ensino de funções quadráticas por meio da construção de ponte de palitos. Apoiado no diagnóstico realizado em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Alagoinhas, Bahia, a nossa proposta teve como gênese um exercício do livro didático da coleção Contato Matemática, dos autores Joamir Roberto de Souza e Jacqueline da Silva Ribeiro Garcia, editora FTD. A elaboração da sequência didática foi baseada em um ensaio teórico que analisa a estrutura de uma ponte usando modelagem matemática. Os resultados da pesquisa revelaram que a estratégia de confecção de ponte de palitos contribuiu no processo de ensino e aprendizagem de funções quadráticas da turma. Avaliamos a transformação da prática educativa do professor de Matemática egresso do PROFMAT e percebemos que o programa, apesar de relevante no aprofundamento de conteúdos matemáticos, não está imerso em um contexto de práxis educativa.

Referências

ALRØ, H. SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares para o ensino Médio (PCNEM). Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2000.
BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). Motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
GAEBLER, R., VERONEX, M. R. D. Modelagem Matemática na análise da estrutura de uma ponte. In: IV EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, v.4, p.1-11, Maringá, 2010.
GHISLENI, L. de P.; BATTISTI, I. K. A Significação do Conceito Função Quadrática por
Estudantes do 1º Ano do Ensino Médio: Uma Abordagem Histórico-Cultural. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 11, n 1, p. 237-259, maio 2018.
RODRIGUES, M. A. T., MACKEDANZ L. F. Produção de espelhos parabólicos e construção do conceito de função polinomial do 2º grau. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n.1, 2018.
SANTANA, C. O.; GRILO, M. Uma reflexão sobre a tradição da Matemática Escolar e o uso do GeoGebra no ensino de ternas pitagóricas na Educação Básica. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 6, n. 1, p.3-17, 2019.
SBM, Regimento Geral do PROFMAT. SBM: Rio de Janeiro, 2016.
SOUSA, R.M, O uso do GeoGebra no ensino de função quadrática. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática, UFOPA, 2014.
TAPIA ALONSO, J.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula. São Paulo: Loyola, 2001.
ULIANA, M. R. Inclusão de estudantes cegos nas aulas de matemática: a construção de um kit pedagógico. Bolema, Rio Claro (SP), v.27, n.46, p.597-612, ago 2013.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Como Citar

Araújo Lima Brito, L., & Grilo, M. (2023). Uma proposta de sequência didática para o ensino de funções quadráticas por meio da construção de ponte de palitos. Com a Palavra, O Professor, 8(22), 1–20. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/814