O raciocínio proporcional através da resolução de problemas: uma experiência de formação com professores que atuam nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.816

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROPORCIONALIDADE E RACIOCINIO PROPORICIONAL

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar o raciocínio proporcional de um grupo de professores dos anos iniciais, levando-os a refletir sobre esse objeto do conhecimento. usando, para isso, a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. O experimento ocorreu durante um curso de formação continuada oferecido a professores do Ensino Fundamental, anos iniciais, da Rede Municipal de uma cidade do interior de São Paulo, como parte de uma pesquisa de Mestrado, do GTERP Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas, UNESP, Rio Claro. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, visto que tínhamos interesse em conhecer o raciocínio proporcional e o conceito de proporcionalidade de um grupo de professores. Os resultados apontaram que a maior parte dos professores tiveram dificuldade na resolução do problema proposto e em justificar suas respostas, prendendo-se a respostas do campo aditivo e focando em uma reposta numérica.

Downloads

Publicado

2022-09-17

Como Citar

Rocha Falvo, S., & Jucá, R. S. (2022). O raciocínio proporcional através da resolução de problemas: uma experiência de formação com professores que atuam nos anos iniciais. Com a Palavra, O Professor, 7(18), 135–152. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.816